OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - PROJETO DOS 5º ANOS

O MUNDO QUE QUEREMOS – PROJETO DOS 5º ANOS

Professora Elisangela, da Área do conhecimento Ciências Humanas e Naturais das Turmas 51,52 e 53, desenvolveu o projeto 5° anos em ação! "O mundo que queremos", um projeto que apresentou o protagonismo dos estudantes em uma jornada em seis etapas que conectou a vivência escolar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele apresentou as seguintes fases:

1ª etapa

Os alunos estudaram os ODS, avaliaram a realidade do Colégio Exponencial e identificaram que a principal fragilidade era a falta de separação correta dos resíduos orgânicos e recicláveis.

2ª etapa

Estudantes criaram cartazes atrativos para sensibilizar a comunidade escolar sobre a relevância da coleta seletiva.

3ª etapa

Em duplas, os alunos visitaram todas as salas, apresentaram o projeto e explicaram, de forma dinâmica, como proceder com a separação.

4ª etapa

Instituiu-se o papel de “fiscais da sustentabilidade”, durante o horário do lanche. Grupos rotativos de estudantes orientaram colegas sobre o descarte adequado de seus resíduos.

5ª etapa

Os fiscais divulgaram, a cada semana, um boletim com dados e exemplos de boas atitudes observadas, todos expostos na área coberta da escola para visualização da comunidade escolar.

6ª etapa

Reforçou o compromisso individual e coletivo. Ao cumprir cada um a sua parte, os estudantes tornaram a escola um laboratório de cidadania ambiental, semeando hoje o mundo melhor que queremos colher amanhã.

O protagonismo dos estudantes, a partir das aulas da professora, complementadas pelos estudos no material didático, eles entraram em ação, garantindo assim o sucesso do projeto. E a partir deste, confiando na mudança de comportamentos dos estudantes de forma geral, diante do lixo produzido e o seu destino sustentável. Alunos protagonistas dos 5º anos, a convite do diretor professor Élio, estenderão, aos estudantes adolescentes do turno matutino, o seu projeto, com intuito de gerar consciência e um comportamento adequado em relação ao lixo que produzem no espaço escolar.